• Idiomas
  • Shvoong
  • Retorno

Entrar
Correrio Eletrônico
Senha
    Registrar-se

Resuma para mim Resuma para mim
Traduza para mim Traduza para mim
Fale sobre o Shvoong Fale sobre o Shvoong
Tópicos do Forum
Literatura
Literatura
História
História
Ciências
Ciências
Notícia
Notícia
Internet & Tecnologia
Internet & Tecnologia
Saúde
Saúde
Música
Música
Geral
Geral

Direitos e deveres de um trabalhador

Novo Post
Interesseporlei
04-03-2009 18:34
Boas tardes é a primeira vez que estou a utilizar este forum achei interessante e tenho uma questões a colocar a vocês senhores/as utilizadores.

Explicando o assunto em questão é muito simples;tenho um amigo que trabalha num café e que assinou um contrato,neste momento quer se vir embora por o mau entendimento com o patrão o que ele pode fazer????

1-Ele assinou um contrato de 6meses sera valido?

2-O contrato renova automaticamente mas o entidade patronal tem de lhe dar outro para assinar?

3-Trabalha 48horas semanais e tem direito a uma folga semanal é legal?

4-Como rescindir?Como reclamar os direitos dele?

Neste país em crise como esta há pessoas que se aproveitam dos outros com este andar independentemente ser está situação ou não de caminho estaremos no tempo da escravidão novamente,aguardo sos vossos comentários
FabianaVieira
04-04-2009 20:33
re: Direitos e deveres de um trabalhador
Caro amigo. Pelas informações que discorreu digo-lhe que o contrato assinado por sua amiga é válido é  contrato de trabalho por tempo determinado. O contrato temporário tem certas particularidades que diferenciam-se do contrato de trabalho por tempo indeterminado.O tempo de contratação só pode ser de 3 meses, exceto quando a empresa comunica ao orgão competente, considera-se prorrogado automaticamente se ao fim o empregado continuar trabalhando, logo, será considerado indeterminado.
Quanto ao horário de trabalho, sim é legal desde que ela perceba o adicional pelas horas extras.
Ela tem todo o direito de rescindir o cntrato comunicando ao empregador. Suas verbas serão o saldo de salário, 13 salario, FGTS sem multa, férias proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional, salário-familia.
Espero que tenha respondido as suas dúvidas. Boa sorte!!!
Responder Para Este Post
Interesseporlei
04-09-2009 02:23
In reply to : FabianaVieira
re: re: Direitos e deveres de um trabalhador
Nao entendi esta parte desculpe me se poder explicar agradecia , passo a citar:

"Quanto ao horário de trabalho, sim é legal desde que ela perceba o adicional pelas horas extras.
Ela tem todo o direito de rescindir o cntrato comunicando ao empregador. Suas verbas serão o saldo de salário, 13 salario, FGTS sem multa, férias proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional, salário-familia."

Pelo que entendi corrija me se tiver errado,ela tem direito ao 13º mês e salário,agora o FGTS sem multa não entendi nem a parte das férias .......

Quanto as horas extras ela faz mas não as recebe.

A minha outra questão é mesmo ela a rescindir contrato tem esses direitos?

Obrigado pela atenção e ajuda
Responder Para Este Post
FabianaVieira
04-09-2009 18:39
In reply to : Interesseporlei
re: re: re: Direitos e deveres de um trabalhador

Caro amigo

As horas extras, o 13° salário, ferias e FGTS, são garantias Constitucionais.As verbas que decriminei são relativas ao tipo de contrato de trabalho por tempo determinado. O 13° salário é proporcional, por exemplo, caso uma pessoa venha a rescindir seu contrato no 4°  mês de trabalho, o memsmo exmplo serve para o calculo das férias.Perceberá 4/12 àvos do salário como indenização. O saldo de sálário se refere aos dias em que trabalhou no mês da rescisão, por exemplo, rescindiu no dia 4, logo restam 26 dias para o fim do mês, são esses dias que vai perceber. A legislação dita que se for rescindido na segunda quinzena do mês perceberá o mesmo por inteiro. Não receberá a multa de 40% sob o saldo do FGTS porque é o que a lei determina no contrato de trabalho por tempo determinado.
As horas extras e demais irregularidades devem ser pleiteadas na Justça do Trabalho. Ela pode ter assistencia do seu sindicato.

Responder Para Este Post
Novo Post